blog

14 Razões Pelas Quais Você Está Sempre Cansado

A falta de sono não é a única coisa que está roubando toda a sua energia. Pequenas coisas que você faz (ou não faz) pode esgotá-lo mental e fisicamente, o que pode facilitar a retenção de energia depois de um dia de tarefas árduas. Coletamos algumas recomendações sobre os maus hábitos mais comuns que podem fazer você se sentir cansado, além de sugerir alguns ajustes simples no seu estilo de vida que irá colocá-lo de volta à sua rotina.

1. Ignorar o exercício quando está cansado

Ignorar seu treino para poupar energia realmente funciona contra você. Em um estudo da Universidade da Geórgia, adultos sedentários, porém saudáveis que começaram a se exercitar, levemente, três dias por semana, de 20 minutos a uma hora, relataram sentirem-se menos cansados e mais fortalecidos depois de seis semanas. Regular os exercícios de aumento de força e resistência, ajuda a tornar o seu sistema cardiovascular mais eficiente ao fornecer oxigênio e nutrientes aos tecidos. Então, da próxima vez que você estiver cheio de preguiça, deitado no sofá, pelo menos vá fazer uma caminhada, garanto que você não vai se arrepender.

2. Não beber água suficiente

Mesmo que a desidratação seja inferior a 2% da perda de fluidos normais, isso pode levar boa parte dos seus níveis de energia. A desidratação provoca a redução do volume de sangue, deixando-o mais espesso. Isso faz com que seu coração bombeie o sangue de forma menos eficiente, reduzindo a velocidade em que o oxigênio e os nutrientes alcançam seus músculos e órgãos. Por isso recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 2 litros de líquidos por dia.

3. Baixo consumo de ferro

A deficiência de ferro pode deixá-lo sentindo-se lento, irritado, fraco e desconcentrado. Faz com que você fique mais cansado por causa da falta de oxigênio que é levado aos músculos e às células. Aumente a sua ingestão de ferro para reduzir o risco de anemia: prefira as carnes magras, feijões, tofu, ovos (incluindo a gema), vegetais folhosos de cor verde escura, nozes e manteiga de amendoim, e combine-os com alimentos ricos em vitamina C, para melhorar a absorção de ferro quando consumidos juntos. Nota: a deficiência de ferro pode ser devido a um problema de saúde, por isso, se você está enfrentando esses sintomas devido à deficiência de ferro, você deve visitar o seu médico.

4. Perfeccionismo

Se você se esforça para que tudo saia perfeitamente, venhamos e convenhamos, isso deve fazer com que você trabalhe muito mais, e por mais tempo, do que o necessário. Definir metas que sejam irreais, difíceis ou impossíveis de alcançar, faz com que, no final, não haja como se sentir satisfeito. Por isso, é preciso definir um limite de tempo para si mesmo em seus projetos, e tenha o cuidado de obedecê-lo. Com o tempo, você vai perceber que o tempo extra que você estava levando para fazer algo não estava, na verdade, melhorando o seu trabalho.

5. Fazer tempestades em copos d’água

Se você acha que vai ser demitido só porque seu chefe te chamou para uma conversa de última hora, ou se você está com muito medo de andar de bicicleta porque tem medo de ocorrer algum acidente, então você é culpado por ser tão “catastrófico”, ou vive esperando que o pior aconteça, sempre. Essa ansiedade pode paralisar você e fazer você se sentir mentalmente exausto. Quando você se pegar tendo esses pensamentos, respire fundo e pergunte a si mesmo a probabilidade de que o pior realmente venha a acontecer. Ficar ao ar livre, meditar, fazer exercícios, ou simplesmente compartilhar suas preocupações com um amigo pode ajudá-lo a lidar melhor com tudo isso e tornar-se mais realista.

6. Pular o café da manhã

O alimento que você consome são como combustíveis para o seu corpo, e quando você dorme, seu corpo continua usando o que você consumiu durante o jantar da noite anterior para manter seu bombeamento do sangue e oxigênio fluindo. Então, quando você acorda de manhã, você precisa se reabastecer com um café da manhã. Ignore-o, e você vai se sentir fraco. Fazer o café da manhã é como dar um gás ao metabolismo do seu corpo. Por isso, recomendamos um café da manhã que inclua grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Bons exemplos incluem farinha de aveia com proteína em pó e um pouco de manteiga de amendoim; um smoothie feito com frutas, proteína em pó, leite com baixo teor de gordura, e manteiga de amêndoa; ou ovos com duas fatias de pão integral e iogurte grego com baixo teor de gordura.

7. Excesso de junk food

Esses alimentos são carregados com açúcar e carboidratos simples, alto índice glicêmico (IG), que é um indicador de quão rapidamente os carboidratos fazem aumentar o açúcar no sangue. Os picos constantes de açúcar no sangue, seguidos de quedas acentuadas faz aumentar a fadiga ao longo do dia. Para manter o açúcar estável no sangue prefira ingerir uma proteína magra, juntamente com um grão integral em cada refeição. As boas opções incluem frango (cozido, não frito) e arroz integral, salmão e batata doce, ou salada com frango e frutas.

8. Nunca dizer NÃO

Viver agradando as pessoas muitas vezes pode custar a sua própria energia e felicidade. Para piorar a situação, isso pode te deixar ressentido e com raiva ao longo do tempo. Então, mesmo que seja a professora do seu filho pedindo para você fazer biscoitos para a classe toda ou o seu chefe que adora saber se você pode trabalhar em um sábado, você não tem que dizer sempre SIM. Treine-se para dizer “NÃO” em voz alta. Experimente sozinho em seu carro. Ao ouvir-se dizer a palavra em voz alta, fará com que seja mais fácil dizê-la da próxima vez que tiver oportunidade para isso.

9. Manter seu escritório bagunçado

Uma mesa cheia é capaz de esgotá-lo mentalmente, restringindo sua capacidade de foco e limitando a capacidade do seu cérebro de processar informações. No final de cada dia, certifique-se de seu trabalho e itens pessoais estejam organizados e coloque-os de lado. Isso vai ajudar você a ter um início positivo no seu dia, na manhã seguinte. Se o seu escritório precisa de uma grande reorganização, comece dando um passo de cada vez: tente arrumar o que você pode ver, em seguida, passe para a gaveta da sua mesa e, em seguida, os armários e arquivos.

10. Trabalhar enquanto está de férias/folga

Você fica verificando o seu e-mail quando você deveria estar relaxando na piscina, coloca-o em fase de esgotamento. Desconecte-se e permita-se relaxar verdadeiramente sua mente e seu corpo para rejuvenescer e voltar ao escritório mais forte. Quando você faz essas pausas, você fica mais criativo, produtivo e eficaz quando você volta ao trabalho.

11. Beber uma taça de vinho (ou duas) antes de dormir

A bebida pode parecer uma boa maneira de relaxar antes de dormir, mas esse tiro pode facilmente sair pela culatra. O álcool inicialmente deprime o sistema nervoso central, produzindo um efeito sedativo. Mas, em última análise ele pode sabotar a manutenção do sono. O álcool cria um efeito rebote, quando é metabolizado, criando uma onda abrupta no sistema de adrenalina. É por isso que você fica mais propenso a acordar no meio da noite, depois de ter bebido. A recomendação para a ingestão de todas as bebidas alcoólicas é de 3 a 4 horas antes de se deitar.

12. Verificar os e-mails na hora de dormir

A luz ofuscante de um tablet, smartphone ou da tela do seu computador pode alterar o ciclo natural do seu corpo através da supressão de melatonina, um hormônio que ajuda a regular os ciclos de sono e vigília. A sensibilidade a esses estímulos vindos de vídeo games e outros equipamentos tecnológicos podem variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, é sempre bom evitar o uso dessas tecnologias de 1 a 2 horas antes de deitar. Não é possível deixa de verificar o seu dispositivo antes de colocar sua cabeça no travesseiro? Então segure-o pelo menos a 14 centímetros de distância de seu rosto para reduzir o risco de interferência ao sono.

13. Excesso de consumo de cafeína ao longo do dia

Começar o dia com uma sacudida extra não é uma grande verdade, estudos mostram que até três xícaras diárias de café por dia, é uma quantidade segura para você, mas usar a cafeína de forma inadequada pode perturbar gravemente o ciclo de vigília e sono. A cafeína bloqueia a adenosina, o subproduto de células ativas que o leva a dormir quando se acumula. Um estudo recentemente publicado revelou que o consumo de cafeína até seis horas antes da hora de dormir afeta o sono, por isso, afaste-se completamente de consumi-la no meio da tarde e atente para as fontes surpreendentes de cafeína.

14. Ficar acordado até tarde nos finais de semana

Virar a madrugada no sábado à noite e, em seguida, dormir até tarde no domingo faz com que você tenha dificuldade em adormecer na noite de domingo e por isso terá privação de sono logo na segunda de manhã. Não é preciso ficar sem sua vida social, mas tente acordar perto do seu horário normal na manhã seguinte e, em seguida, tire uma soneca para repor as energias na parte da tarde. Uma soneca de 20 minutos ou mais permite que o corpo recarregue-se sem entrar nos estágios mais profundos do sono, o que pode fazer com que você acorda mais cansado.

One thought on “14 Razões Pelas Quais Você Está Sempre Cansado”

Leave a Reply

Your email address will not be published.