Photo

5 Razões Pelas Quais As Proteínas Ajudam Na Perda de Peso

Com a ascensão das dietas ricas em proteínas, a popularidade das proteínas aumentou. No entanto, você pode se perguntar por que as proteínas são tão apreciadas? Como, na verdade, podem ajudar a perder mais peso?

Aqui estão cinco razões pelas quais as proteínas podem ser sua aliada no processo de perda de peso:

1. As proteínas dão mais saciedade e economizam calorias

As proteínas têm uma estrutura muito complexa que leva o seu corpo a gastar mais energia para digeri-las. Comer mais proteína retarda a digestão fazendo com que você fique menos propenso a sentir fome logo em seguida. Enquanto o seu estômago e seu sistema digestivo funcionam, você vai se sentir mais satisfeito. A proteína é o nutriente que te ajuda a ter mais controle enquanto você come, até que você pare de comer. As gorduras, no entanto, fazem com que você se sinta satisfeito, mas só depois de alguns minutos; e enquanto isso, nesses minutos, você pode acabar comendo muito! Por isso, a proteína é o melhor nutriente para manter a saciedade.
Ao dar mais saciedade, as proteínas te ajudam a comer menos e, assim, perder peso.

2. Elas retardam o pico de glicose no sangue

Isso significa que seus níveis de energia permanecerão estáveis por mais tempo. Quando a glicose está baixa, você fica com vontade de comer algo doce, e se está alta, desencadeia uma resposta hormonal que impede a queima de gordura. Comer uma fonte de proteína em cada refeição ajuda a evitar estes problemas, pois retarda a absorção de açúcar, o que pode ajudá-lo a não passar fome ou ter vontades exageradas de comer doces.

3. Proteínas requerem mais energia para serem digeridas

Como mencionado acima, a estrutura da proteína é mais complexa e isso faz com que o seu corpo use mais energia para digeri-la. Isto é chamado de efeito térmico dos alimentos. As proteínas consumem mais energia para serem digeridas do que as gorduras e os carboidratos.

4. Mantêm a massa muscular

À medida que você perde peso, perde não só gordura, mas também músculos. Além disso, este processo é mais acentuado se a dieta que você estiver seguindo for muito rigorosa. Portanto, consumir a proteína adequada ajuda a manter a massa muscular e evita que esta massa seja utilizada como fonte de energia.

5. Proteínas ajudam na reparação muscular após o exercício intenso

Este efeito também é crítico. As proteínas são como blocos de construção para os seus músculos, quando você se exercita intensamente, eles se rompem. Portanto, após os treinos você precisa repor seus músculos com proteínas que são facilmente digeridas e de boa qualidade. Dessa forma, você mantém seu metabolismo eficiente.

Mas há algo que é muito importante esclarecermos, se você exceder o consumo, assim como com as gorduras e carboidratos, as consequências serão nada além do que o ganho de peso, em vez de perdê-lo. Por isso, em Magra, estabelecemos uma escala saudável de consumo de proteínas que vai de 15 a 25% do valor calórico total diário.

Se você quiser saber como aumentar sua ingestão de proteínas, confira este post.

2 thoughts on “5 Razões Pelas Quais As Proteínas Ajudam Na Perda de Peso”

  1. Hi there excellent website! Does running a blog like this require a large amount of work?
    I’ve absolutely no knowledge of programming however I was hoping to
    start my own blog soon. Anyhow, if you have any ideas or techniques for new
    blog owners please share. I understand this is off topic but I simply
    had to ask. Cheers!

Leave a Reply

Your email address will not be published.