Alimentação pré e pós corrida

cardapio-para-corrida-11Correr com o estômago vazio não é para qualquer um, especialmente quando se exige grandes esforços com a distância, a velocidade ou ambos! Por outro lado, praticar a atividade com a barriga cheia também não é exatamente a receita para o sucesso.

“Você quer ter certeza de que possui combustível suficiente no tanque para finalizar seu treino, mas não tanto a ponto de obter distúrbios gastrointestinais”, diz a maratonista e nutricionista Elle Penner.  Aqui nesse artigo juntamos todas as dicas dadas por ela para a alimentação ideal pré e pós corrida.

Alimentação ideal para antes da corrida

Antes de iniciar a atividade abasteça-se com um lanche rico em carboidratos (30 a 60 minutos antes da corrida). “Certifique-se de evitar o alto teor de fibras e gordura pois estes demandam maior esforço do seu organismo para digerir e podem causar dor de estômago durante a corrida”, ressalta Penner. As melhores opções são frutas, uma fatia de pão com geléia ou uma barra de granola pobre em fibras, e ainda:

– Beba um copo de água para hidratar e ajudar a digerir o seu lanche antes de sair.

– Fique longe de laranjas ou toranjas, a acidez pode irritar o estômago.

– Considere também hidratar-se com bebidas esportivas ao invés de água, a adição de carboidratos vai ajudar a manter-se ativo.

Alimentação ideal para depois da corrida

Ao encerrar a corrida, faça uma refeição ou lanche que contenha carboidratos complexos e proteínas, dentro do prazo de uma hora após  sua sessão de exercícios. Isso vai repor os estoques de glicogênio e incentivará a reparação muscular. “Uma fruta e um pequeno punhado de nozes é tudo que você precisa depois de uma corrida com duração de 60 minutos ou menos, mas você vai precisará ter algo mais substancial após longas distâncias e esforços mais difíceis”, conclui Penner. Para a pós-corrida, temos algumas sugestões:

– Iogurte grego com granola, frutas e uma pitada de nozes ou semente.

– Shake feito com iogurte grego, frutas congeladas, abacate cortado, um bocado de pasta de amendoim ou de linho ou sementes de chia para um dose de gorduras saudáveis.

– Aveia (preparada com leite para adicionar proteína), coberta com frutas frescas ou secas ou pasta de amendoim.

– Omelete feita com ovos inteiros e legumes salteados (exemplo: espinafre, tomate, cebolas caramelizadas), uma fatia de pão integral e um copo de leite desnatado.

E você, o que você come antes e depois das suas corridas? Conte-nos abaixo nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.