alimentos-organicos

Alimentos orgânicos: valem o preço que custam?

Você compra alimentos orgânicos? Ou prefere os que são produzidos convencionalmente? Saiba agora qual a diferença que existe entre os dois tipos de alimentos e o quanto essa diferença custa no seu bolso e pra sua saúde.

Definição de alimentos orgânicos

Por lei, alimentos orgânicos devem ser cultivados isentos de agrotóxicos, produtos químicos artificiais como adubos normalmente usados e uma infinidade de subprodutos como hormônios, antibióticos e ingredientes geneticamente modificados. Um alimento de produção orgânica considera não só a saúde do consumidor final mas também a do agricultor, o meio ambiente e a preservação da saúde ambiental e humana.

Alimentos orgânicos são mais caros por serem produzidos em menor escala, respeitando o processo natural de crescimento e amadurecimento de cada safra. Eles podem não ter uma aparência tão atraente quanto à dos alimentos produzidos convencionalmente e apresentar até uma grande diferença em tamanho e cores.

Agrotóxicos

Muitas pessoas optam por adquirir alimentos orgânicos para evitar a ingestão de agrotóxicos encontrados nos alimentos. Agrotóxicos são usados para controlar pragas, doenças e invasoras nas lavouras que podem impedir o crescimento da safra em grande escala. O uso indiscriminado destes produtos químicos causa acúmulo de resíduos na água, no solo e finalmente nos  alimentos que chegam à nossa mesa. Alguns alimentos apresentam um maior índice de concentração de agrotóxicos, saiba quais são:

alimentos com mais agrotóxicos 1

Como proteger à você e à sua família de agrotóxicos

Quando possível prefira os alimentos mencionados (com grande concentração de agrotóxicos) de origem orgânica. Quando comprar estes alimentos de origem convencional, antes de prepará-los siga estas dicas: frutas e hortaliças devem ser lavadas por um minuto por uma esponja com detergente neutro; remova as folhas externas das verduras e jogue fora; quanto às frutas de casca fina estas concentram mais agrotóxicos, por isso descasque e jogue fora a casca antes do consumo. Prefira sempre frutas e verduras de época pois estas não requerem uma grande quantidade de substâncias químicas a fins de serem produzidas.

Conte para nós, você compra alimentos orgânicos? Por que sim? Se não, por que prefere os convencionais? Deixe seu comentário!

2 thoughts on “Alimentos orgânicos: valem o preço que custam?”

  1. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how
    can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

Leave a Reply

Your email address will not be published.