Blog

Como A Alimentação Consciente Pode Ajudá-lo A Ser Saudável + 5 Dicas

Petiscar, beliscar sempre que cozinhar ou comer enquanto escrever e-mails, comer durante o caminho para o trabalho. Acumular tarefas pode economizar tempo, mas quando se trata da sua alimentação, há também um custo a se considerar: a distração.

Se alimentar ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não permite que você esteja ciente do que esteja fazendo. Alguma vez você já se sentou em frente à TV com um saco de batatas fritas ou uma bacia com sorvete, e por arte da magia a comida desaparece enquanto você se pergunta qual foi sua última mordida? Ou talvez você note que são 22h e perceba que não consumiu todas as calorias necessárias para o dia e decide devorar uns cookies, embora não esteja com fome. Se comer é o resultado de distração física ou emocional, ambos têm o mesmo resultado final: o hábito alimentar.

Alimentação consciente é estar consciente do sabor, textura, aroma, apresentação e também atenção aos sinais de fome e saciedade. A familiarização com a fome e a saciedade é o segredo para perder peso e jamais recuperá-lo.

  1. Coma com equilíbrio

Comer uma variedade de alimentos em cada refeição não só fornece uma alimentação equilibrada, mas também pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito com a comida. Verifique se o seu prato possui essas 3 coisas: fibra, gordura e proteína. Estes três são os ingredientes que mais demoram em serem digeridos, causando uma liberação mais lenta de energia, mantendo-o satisfeito por mais tempo. Você irá encontrar fibras em frutas, legumes, cereais integrais, sementes e nozes. Opte por gorduras saudáveis como abacate, nozes, manteiga de nozes, sementes e azeite de oliva. Você pode obter proteína a partir de uma boa variedade de fontes, incluindo carne, peixe, aves, tofu, tempeh, feijões e nozes.

  1. Tempo de suas refeições

Se você estiver fazendo dieta ou comendo esporadicamente por algum tempo, é hora de recalibrar a fome e saciedade. Muitas pessoas dizem que quando começam a ter consciência do que comem, deixam de sentir tanta fome. Começa a retomar os hábitos de consumir alimentos em intervalos regulares, aproximadamente a cada 4 horas ou simplesmente prestam mais atenção ao tamanho das porções. Este é o tempo suficiente para o seu corpo voltar a reconhecer as alterações nos níveis de energia, sem que seja preciso desencadear o alerta de fome. Se você não ficar com fome depois de 4 ou 5 horas sem comer, pode ser que você tenha comido mais do que devia na última refeição. Não se preocupe, é só esperar até que seu corpo lhe diga que você precisa de mais combustível, antes de voltar para comer.

  1. Esteja presente

Não é exagero afirmar que para se tornar um comedor consciente, a mente e o corpo devem estar presentes ao prato. Coma com a intenção de fazê-lo, desligue a TV e o computador durante o jantar à mesa. Comer distraído é um dos principais contribuintes por fazê-lo comer demais e não intencionalmente. Concentrar-se em sua refeição ou lanche não só conduzirá à maior apreciação do que você está comendo, mas à maior consciência dos sinais de fome e saciedade.

  1. Conheça os seus números

Tenha consciência dos sinais internos do corpo para combater a fome e assim, a saciedade manterá a glicemia estável (açúcar no sangue) e aumentará seus níveis de energia. Comer conscientemente requer confiança no seu corpo para saber quanta comida é necessária e quando deve parar. Quando você se senta para comer, pergunte a si mesmo: Quanta fome eu tenho? E atribua um número de 1 a 10, sendo 1 com muita fome e 10 muito satisfeito ou completo. Nós tendemos a comer com os olhos, em vez de nossos estômagos. A alimentação consciente é uma torção a esta regra. Apesar de comer consciente ser uma habilidade com a qual nascemos e perdemos ao longo do caminho, e preciso esperar um tempo para reaprendê-la. Em vez de comer no piloto automático e limpar o prato, como de costume, tente colocar os talheres sobre a mesa toda vez que você terminar uma mordida. Lembre-se de não deixar que o seu corpo sinta muita fome e coma novamente assim que começar a sentir um pouco de fome.

  1. Aceite o aqui e agora

Então você quer mudar sua composição corporal e/ou perder peso? Primeiro comece a amar o seu corpo como ele é. Se você acha que não pode aceitar-se como você é, este é o primeiro passo para a alimentação consciente. A confiança que você encontrar dentro de si mesmo irá mantê-lo conectado a terra e será capaz de confiar em seu corpo o suficiente para se tornar um comedor consciente.

Considere a perda de peso e melhora da composição corporal como efeitos colaterais da alimentação conscientemente, e não o objetivo final. Para alguns, este passo pode ser alcançado ao encontrar uma atividade que você realmente gosta: limpar o armário e comprar roupas que lhe caiam bem.

Por fim, lembre-se de ser paciente com você mesmo quando você começar a se alimentar de forma consciente. Você pode não se sentir bem sobre isso no início, mas siga em frente. Mantenha-se focado em seus verdadeiros objetivos e a perda de peso será um efeito colateral de seu novo relacionamento saudável com os alimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.