graos-alfarroba

Conheça a Alfarroba, a nova substituta do chocolate!

Se você é como a maiorias das mulheres e tem aquela vontade quase irresistível de comer chocolate com frequência, e paga caro com isso atrapalhando a dieta, já pode ficar mais tranquila!  Existe um substituto com o mesmo sabor delicioso e mais saudável do que o chocolate: a alfarroba (Ceratonia siliqua), grão de uma árvore nativa do Mediterrâneo, ela vem sendo usada há tempos para substituir o chocolate. Entenda o por que! 

graos-alfarroba

Composição Nutricional

 

A alfarroba contém menos gordura do que o chocolate, cerca de 0,7% quando comparada ao cacau que pode ter até 23% de gordura em sua composição. Ela também é naturalmente doce, o que dispensa a adição de açúcar, diferente do processamento de produtos com cacau. A alfarroba vem sendo usada por egípcios há milhares de anos porém recentemente vem ganhando espaço na gastronomia nacional devido ao seu sabor semelhante ao do chocolate e composição nutricional benéfica: esse tipo de vagem contém uma alta composição de vitaminas B1, B2, cálcio, magnésio e ferro.

Benefícios

Por ser rica em fibras naturais, a alfarroba pode baixar níveis de colesterol ruim no sangue naturalmente. Isso além de manter a saciedade por mais tempo, regular o seu intestino e ter uma alta concentração de antioxidantes. Por ser rica em vitamina B1, a alfarroba é benéfica ao funcionamento do sistema nervoso, coração e músculos. Ainda mais do que isso: melhora o raciocínio e concentração, isso tudo com gostinho de chocolate! A ausência de estimulantes como a cafeína e teobromina, presentes no cacau, e do glúten fazem com que esse alimento seja mais superior ainda nutricionalmente.

Como usar

A alfarroba é usualmente encontrada em pó, como farinha. O grão é torrado e pulverizado para ser então comercializado. Essa farinha pode ser usada em bolos, doces e receitas que normalmente usam o chocolate ou cacau em pó para coberturas ou até na massa de bolos. Por ter 50% de açúcar natural em sua composição, a alfarroba pode também ser usada como um substituto para o açúcar de mesa, por isso use à vontade em receitas de pães, sempre lembrando-se de que a semente têm um sabor semelhante ao chocolate e por isso pode alterar o sabor da receita!

Que tal experimentar essa delícia hoje mesmo? Aprecie um doce com menos calorias e mais nutrientes!

5 thoughts on “Conheça a Alfarroba, a nova substituta do chocolate!”

  1. In case you are writing hubs for internet online affiliate marketing
    functions or just fun you’ll be able to nonetheless
    usually find a technique to plug your web site
    at your individual area.

  2. This maximizes the quantity of calories burned
    so, assuming that you are maintaining your caloric
    intake constant, a workout combining these two kinds will lead to the greatest
    weight loss.

Leave a Reply

Your email address will not be published.