Blog

Densidade Calórica: Como Comer Mais e Ainda Assim Pesar Menos

A perda de peso parece simples (“apenas consuma menos calorias do que você queima!”). Mas nós ainda nos encontramos em uma luta contínua, fazemos dieta e ainda ganhamos de volta o peso perdido. Parte da culpa que sentimos está na “mentalidade da dieta”, ou o ciclo de fazer uma dieta, perder de peso, e em seguida, ganhá-lo de volta. Acreditamos que, se nós cortamos alguns alimentos ou nutrientes de nossa dieta – como carboidratos, gordura, glúten – vamos perder peso. Há um fluxo constante de informações, produtos mais vendidos, agregados às dietas restritivas que reforçam essa crença. Na maioria das vezes, porém, essas dietas não funcionam. Pelo menos não em longo prazo.

A Razão?

O princípio fundamental por trás das dietas é a privação; privar-se de algo saboroso e delicioso, a fim de perder peso. A realidade, porém, é que a privação simplesmente não é sustentável. Quando nós nos restringimos em ter alguma coisa, nós a desejamos mais. Enquanto as dietas restritivas podem conseguir a perda de peso em curto prazo, os praticantes normalmente ganham de volta o peso perdido – muitas vezes com alguns quilos adicionais, como recordação.

Nova Forma de Comer

Se perder peso e se tornar mais saudável é o seu objetivo, “dieta” não é a resposta. Você precisa adotar uma abordagem em longo prazo, em vez de ter em mente uma dieta com solução imediata. E é nisso que a MAGRA irá ajudá-lo. O plano de alimentação da MAGRA não é uma dieta, é a mudança para um estilo de vida sustentável, em longo prazo.

 Como Funciona

Para ser bem sucedido no controle de peso ao longo da sua vida, é essencial que seja capaz de sentir-se completo e satisfeito, enquanto você come alimentos que goste (sem alimentos de “dieta”). Então, quais os tipos de alimentos que você deve escolher? Grande parte do seu prato deve ser preenchido por alimentos que são naturalmente ricos em água, como frutas, verduras, laticínios com baixo teor de gordura e grãos cozidos, bem como carnes magras, aves, peixes e feijão. Estes são conhecidos como alimentos de baixa densidade calórica, porque eles proporcionam uma pequena quantidade de calorias em um grande volume de alimentos. Na extremidade oposta estão os alimentos de alta densidade calórica; alimentos que proporcionam uma grande quantidade de calorias num volume muito pequeno, como nozes, chocolate, e álcool.

 Por Que Alimentos Ricos em Água?

A água dilui as calorias em uma quantidade determinada de alimento, e você poderá comer mais para obter a mesma quantidade de calorias. Tome como exemplo as uvas passas e as uvas frescas – o mesmo alimento com diferentes teores de água. Se você comer uma xícara de passas, você estará consumindo cerca de 500 calorias – que é mais do que algumas refeições. Mas, para o mesmo volume de uvas frescas, você só teria consumido 62 calorias! Com alimentos de baixa densidade calórica, você pode comer mais para obter as mesmas calorias. Se você está preocupado que uma pequena porção de 62 calorias não faz com que você se sinta cheio, considere isto: estudos têm mostrado que a saciedade não depende da quantidade de calorias – o volume é o que nos faz sentir-se completo e satisfeito. Isso significa que você vai sentir a mesma saciedade com 500 calorias de passas e com 62 calorias de uvas frescas.

 Comer e Se Tornar Mais Saudável

Para utilizar a densidade calórica em seu favor, você deve começar a adicionar a sua alimentação alguns alimentos com baixo teor de caloria, reduzindo os alimentos altamente calóricos. Por exemplo, se você está comendo uma xícara e meia de cereal com leite integral, todas as manhãs, você está consumindo cerca de 250 a 300 calorias. Para reduzir as calorias, substitua os alimentos mais densos em calorias (como o leite integral) por alimentos de baixa densidade calórica (como o leite desnatado). Reduza o cereal para apenas uma xícara e adicione meia xícara de frutas. A sua refeição será mais completa e ficará em torno de 200 calorias.

Qualquer uma de suas refeições pode ser reprogramada pela adição de alimentos com baixa densidade calórica. Se você tem um desejo ardente por comida mexicana, reduza a quantidade de carne e adicione cebolas e pimentas. É amante de massas? Faça o seu prato mais recheado, acrescentando vegetais coloridos.

Nenhum Alimento é Proibido

Sabe qual a melhor parte deste novo estilo de vida? Nenhum alimento é proibido. Alimentos com alta densidade calórica não são ruins ou proibidos. Suas comidas favoritas, não importa a densidade calórica, terão um espaço em sua dieta. Mas o controle da porção terá um papel importante. A fim de que você possa continuar a desfrutar de seus alimentos e suas comidas favoritas, escolha e dê prioridade aos de baixa densidade e apenas acrescente uma pequena porção dos alimentos de alta densidade para satisfazer seus desejos. Mas mais importante ainda, não considere esta maneira de comer ao extremo. Esta não é uma dieta. É apenas um estilo de vida.

2 thoughts on “Densidade Calórica: Como Comer Mais e Ainda Assim Pesar Menos”

Leave a Reply

Your email address will not be published.