Dieta Detox

Dieta Detox, mitos e verdades

Você certamente já ouviu falar da Dieta Detox e muito provavelmente também já a experimentou. Hoje vamos listar alguns mitos e verdades sobre essa dieta tão famosa entre as celebridades fitness.

Dieta Detox
Dieta Detox

 

O que é o processo de detox?

Detox, curto para desintoxicação, é processo natural e contínuo do corpo de neutralizar ou eliminar as toxinas do corpo. Toxinas são tudo o que pode danificar os tecidos do corpo, incluindo os resíduos que resultam da atividade de células normais, como a amônia, ácido láctico e homocisteína, e as toxinas de origem humana que estamos expostos no nosso ambiente, comida e água. Os sistemas de fígado, intestinos, rins, pulmões, pele, sangue e linfáticos trabalham juntos para garantir que as toxinas são transformadas quimicamente em compostos menos prejudiciais e excretado do corpo. Este método é muito frequentemente usado como técnica de emagrecimento, a famosa ‘dieta detox’. Saiba alguns mitos e verdades sobre essa técnica que pode ser efetiva se usada corretamente.

Mito- Dieta Detox = Dieta do Suco Verde

Esse é um mito que pode se tornar até um risco à saúde. Sucos verdes com ingredientes como o espinafre, couve, kiwi e outros alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes trazem muitos benefícios à sua saúde, mas não são suficientes para manter o seu organismo funcionando 100%. Uma dieta que indica somente o consumo de sucos ou sopas pode até lhe ajudar a emagrecer mas é quase certo que este peso retorne. Alimentos integrais e ricos em fibra devem ser parte da sua alimentação mesmo durante uma dieta detox, até porque eles auxiliam o funcionamento do intestino, o que é muito importante para o sucesso de qualquer dieta. Dietas extremamente restritivas que eliminam um grupo inteiro de nutrientes ou as que recomendam somente líquidos por um certo período, não são recomendadas. Evite dietas milagrosas que prometem transformar o seu corpo em muito pouco tempo.

Verdade- Dieta Detox emagrece

Acredite, a dieta detox emagrece sim. Uma das principais bases deste regime é a eliminação (ou consumo mínimo) de alimentos industrializados. Tais alimentos são muitas vezes carregados de sódio, gorduras saturadas, calorias e diversos ingredientes artificiais como corantes e aditivos. Quando você substitui alimentos industrializados por alimentos integrais e orgânicos muito provavelmente perderá peso em decorrência desta mudança de hábito. O sódio em excesso na alimentação provoca a retenção de líquido no organismo, o que pode ser visto como inchaço no corpo. Já alimentos com gorduras saturadas não só causam danos ao sistema cardiovascular mas também são responsáveis pelos quilinhos à mais.

Mito- Dieta Detox só pode ser feita por 1 semana

A verdade é que esta dieta pode ser adaptada à um estilo de vida muito facilmente. Uma vez que o seu corpo já se livrou de toxinas e do peso a mais, não há razões para que você retome os velhos hábitos. Uma alimentação rica em alimentos integrais, frutas e verduras e ausente de comidas prontas e industrializados lhe trará benefícios muito além do que alcançar o peso desejado.

Verdade- Tomar água faz parte da Dieta Detox

Já sabemos que a água é essencial para o funcionamento do organismo. Porém é muito importante entender que tomar água durante o processo de desintoxicação deve ser parte do plano. Durante a desintoxicação do corpo, o organismo está se desfazendo das impurezas e você pode se desidratar durante este processo. Evite o café e outras bebidas cafeinadas como o chá, e bebidas com álcool já que elas podem também causar a desidratação. Tenha como meta 2 litros de água ao dia, se esta quantidade for muito grande para você, comece aos poucos. O importante é aumentar a quantidade que você consome agora e aos poucos tornar este um hábito. Veja aqui algumas receitas de águas com sabor e sem calorias.

E então? Você acha que essa pode ser uma dieta pra você? Deixe-nos um comentário e compartilhe conosco sobre o que gostaria de saber! 😉

 

2 thoughts on “Dieta Detox, mitos e verdades”

  1. Avec ces deux places et sans effets secondaires Garcinia cambogia, vous devriez avoir aucun problème à obtenir jusqu’à un poids pour vous.

Leave a Reply

Your email address will not be published.