bebendo-agua-academia

Erros de Pós-Treino que Causam Ganho de Peso

Praticar exercícios traz muitos benefícios para a saúde, colabora para a manutenção do peso e para a redução do risco de doenças crônicas. É recomendável praticar ao menos 150 minutos de exercício moderado por semana, aliado com treino para fortalecimento muscular 2 a 3 vezes por semana.

Perder peso é o objetivo da grande maioria das pessoas que praticam exercícios, certo?  Contudo, algumas vezes pode ocorrer o contrário: o ganho de peso! Isso pode acontecer por dois motivos, um por consequências positivas e outro por consequências negativas. O primeiro se dá pelo ganho de massa muscular, já o segundo pelos chamados erros de pós-treino.  Como você se comporta após findado o seu dai de treino? Sabe quais são os erros e como evitá-los?

Veja abaixo se você se enquadra em algumas destas situações:

Compensar o intensidade do treino com a ingestão de calorias

Um dos erros mais comuns praticados após os treinos é a compensação da energia gasta com a ingestão de calorias.  Não caia no erro de se sentir como se pudesse comer o que deseja depois e um treino, acreditando que você merece. De que vai adiantar gastar toda sua energia e muitas calorias em determinada atividade se você compensar seu esforço com algo deliciosamente calórico?

Planejar as refeições em torno de seus exercícios é uma maneira fácil de equilibrar a ingestão de alimentos com o seu treino. Atente-se ao seu corpo, pois ele fornece sinais de fome e, principalmente, de saciedade. Exercícios de 30-60 minutos na maioria dos dias da semana não lhe dá total liberdade para pensar que você pode comer o que quiser e ainda alcançar as metas de perda de peso. Resista!!!

Não respeitar a hora certa de comer

O reabastecimento do corpo após o exercício com uma fonte de carboidrato saudável e uma proteína magra pode ser ideal para os seus músculos. No entanto, esperar muito tempo para comer após o treino pode inibir a síntese muscular e pode aumentar o armazenamento de gordura em seu lugar.

Você pode organizar sua dieta a partir da sua rotina de treinos. Por exemplo, se os seus treinos são a noite, procure jantar até no máximo uma hora após o encerramento da atividade física do dia. Comer de maneira regular após o exercício físico pode ajudar a mudar o corpo para reparar os músculos e, alimentar-se corretamente antes dos exercícios pode ajuda-lo a se manter com mais energia.

Nada de correr de estômago vazio, pois se você já estiver sentindo fome antes, não será capaz de cumprir um trajeto satisfatório. Alimentar-se corretamente antes e depois das atividades físicas torna a sua rotina de treino mais agradável.

Manter-se desidratado

Quando seu corpo está de 1 a 2% desidratado pode limitar a capacidade de trabalho dos seus músculos. Manter-se hidratado antes, durante e após a atividade física contribui para um melhor resultado. Beber água o suficiente para repor a que foi perdido via suor, ajuda a manter a hidratação do corpo.

Outra maneira de desidratação é confundir a sede com fome. é preciso atentar-se aos sinais de que vocês está apenas desidratado e não propriamente com a necessidade de consumo de alimentos. Se não houver esse cuidado, sua mente pode confundi-lo e contribuir para o ganho de peso não planejado.

Esperar muito tempo até o próximo treino

O exercício funciona melhor para a manutenção do peso quando é consistente e frequente. Um grande erro do pós treino, que causa ganho de peso, é esperar muito tempo até a próxima atividade física. Uma sessão de exercícios contínua pode ajudar a manter seu metabolismo em melhor funcionamento durante horas após o treino, mas esse benefício não se estende por dias.

A frequência de treinos vai ajudar você a atingir suas metas de peso e saúde, o que não impede um dia de descanso para recarregar as energias e seus músculos. Mas é sempre preferível estender o seu treino que seu descanso!

Fazer um exercício que você não gosta

Quando você encara a atividade física como como diversão, ela sinaliza o centro de recompensa no cérebro. No entanto, se o exercício é visto como algo não  divertido e que você tem que resistir, o centro de recompensa do cérebro não é estimulado e há uma maior necessidade de prover uma”recompensa” depois, que na maioria das vezes, diz respeito a alimentos calóricos.

Se você não gosta de sua rotina de exercícios, encontre algo que você gosta de fazer! Sempre haverá dias em que você não se sentirá  bem ao se exercitar, mas quando se percebe o exercício como diversão é possível diminuir a ingestão de alimentos indulgentes após o treino.

Conclusão

O exercício é um componente importante para a manutenção do peso e saúde em geral. No entanto, às vezes o ganho de peso pode acontecer a partir de erros cometidos fora da academia. Compensar o gasto de energia com o consumo de alimentos ou bebidas é um erro comum que pode impedir a perda de peso.

Nutrir-se antes e após o exercício é importante, Muito tempo antes sua performance de treino vai sofrer. Muito tempo depois do exercício pode inibir a construção muscular e poderá, com o tempo, contribuir para bloquear os esforços de perda de peso.

Fazer dos exercícios uma diversão pode ajudar a diminuir o consumo de sobremesas e lanches de acordo.  Portanto, se o seu exercício não é “diversão” para você, você pode ser mais suscetível a comer extras depois.

2 thoughts on “Erros de Pós-Treino que Causam Ganho de Peso”

Leave a Reply

Your email address will not be published.