oranges

Mantenha a sua dieta limpa!

Suco de laranja natural ao invés do industrializado é exemplo de alimento da dieta limpa
Suco de laranja natural ao invés do industrializado é exemplo de alimento da dieta limpa

Todo lugar que você olha hoje em dia existem produtos dizendo que fazem milagres para a sua saúde, queimam gorduras, adicionam proteína, vitaminas à mais, antioxidantes, etc.

Mas a verdade é que muitos desses alimentos ‘saudáveis’ podem prejudicar a sua dieta. Quando falamos em dieta limpa nos referimos à diferença entre alimentos industrializados e alimentos integrais ou que passam pelo menor número de transformações até chegar à sua mesa. Quanto menos industrializado o alimento for, mais nutrientes são conservados. Vamos dar uma olhada na batalha entre alguns alimentos frescos e industrializados e decida por você quais são os vencedores:

Fruta fresca VS suco industrializado

Uma laranja tem cerca de 70 calorias e 3g de fibra (que é o que deixa você satisfeita e mantém o intestino regular). Em comparação, uma porção de 350ml de suco industrializado tem o dobro de calorias, 3 vezes a mais de açúcar e nem um terço da quantidade de fibras! Com certeza a laranja fresca ganha essa batalha.

Iogurte grego desnatado ao invés da Barrinha de proteína

Barrinhas de proteína podem sim ter até 30g de proteína em cada porção, mas você sabe o que mais vem com toda essa proteína? Muitas barrinhas contém mais calorias do que uma barra de chocolate, gordura saturada, xarope de milho e praticamente nenhum outro benefício à sua dieta. Compare esses fatos nutricionais à uma porção de iogurte grego desnatado que contém cerca de 120 calorias, 17g de proteína, e ainda por cima cálcio e probióticos (que auxiliam a manter a saúde da sua flora intestinal). Quem vence? O iogurte grego é altamente superior nutricionalmente e fornece ao seu organismo um lanchinho rico em proteína e sabor.

Mingau de Aveia ao invés de cereais matinais ‘diet’  

Pode ser muito difícil resistir à tentação em comprar aquele cereal matinal ‘diet’, ‘light’ ou o ‘saudável do momento’, mas será que ele será suficiente para lhe deixar satisfeita? Ou será que você vai acabar se rendendo à um cupcake às 11 da manhã? Cereais matinais baixos em calorias são muitas vezes enganadores, muitos deles tem um índice glicêmico alto, o que irá causar uma alta de açúcar no sangue rápida que lhe traz um relâmpago de energia, mas que rapidamente baixa, causando a fadiga e fome. Mingau de aveia por outro lado, pode até conter mais calorias do que o cereal, porém lhe deixará satisfeita por mais tempo (assim você não belisca tantas vezes antes da próxima refeição), é carregada de fibras alimentares e de sobra ajuda a baixar o colesterol ruim. Vencedor dessa batalha? Aveia sem dúvida leva o troféu.

Vegetais ao invés de vitaminas adicionadas em alimentos industrializados

Não existe substituto à medida quando falamos em vitaminas. Quando absorvemos nutrientes e vitaminas através de alimentos estamos também adquirindo inúmeros outros benefícios para a saúde sem calorias a mais ou gastos com suplementos.

Vegetais por exemplo são cheios de fibra, minerais e são geralmente baixos em calorias (especialmente os verdes). Bebidas de vitaminas, comprimidos e suplementos multivitamínicos tem a sua função em momentos específicos. Mas para perda de peso o mais importante é ter uma dieta balanceada com muita variedade, e pense no quanto de dinheiro você irá economizar!

Pode ser um desafio mudar a sua alimentação por completo e ter uma dieta limpa! Que tal começar aos poucos e mudar alguns ítens na sua despensa (ou geladeira?). O seu corpo e disposição agradece! Conte pra nós, o que você escolhe mudar HOJE? 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.