Lactose não! Você também é adepta à essa dieta?

lactose entrevista

 

Algumas pessoas são adeptas da dieta sem lactose, e por isso tem que adaptar a sua alimentação, receitas e até fazer algumas modificações em pedidos de restaurantes. Saiba hoje extamente como deve ser a alimentação sem lactose e quais pessoas podem se beneficiar dessa dieta e leia (ou assista) também a nossa entrevista com Flávia Machioni, do site ‘Lactose Não’. Ela conta pra nós um pouco da sua experiência com a sua dieta e alimentação, e também dá dicas. Dê uma conferida!

O que é lactose?

Lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados, e para algumas pessoas (intolerantes à lactose) não pode ser digerido propriamente. A gravidade da intolerância varia de pessoa para pessoa e pode causar leve indigestão para alguns porém um grande desconforto à outros. Quando a lactose passa pelo intestino sem ser devidamente digerida, sintomas como inchaço abdominal, gases, cólicas, dores de estômago e, em alguns caso até diarréia e vômito podem ocorrer devido à irritação no intestino.

Alimentos a serem evitados

Em geral , a pessoa com intolerância à lactose deve evitar leite e derivados como o queijo, iogurte e outros. Fique atenta também à alimentos preparados fora de casa que possam conter algum derivado do leite na receita, mesmo que não seja tão evidente. Hoje em dia existem muitas alternativas de substituição para o leite e derivados, da mesma maneira que existem alimentos sem glúten, por isso uma pessoa pode tranquilamente levar uma vida normal se excluir este alimento da sua dieta. Produtos como o leite de soja, arroz ou mesmo leite de coco são algumas opções a serem consideradas.

Uma preocupação comum pode ser de como obter a quantidade necessária de cálcio na dieta quando se exclui o leite, porém vale lembrar que alimentos como o brócolis, couve, quiabo, salmão e sardinhas são excelentes fontes de cálcio também. Mudar hábitos, inclusive alimentares, requer paciência, tempo e força de vontade, mas não desanime. Veja a seguir a entrevista com Flávia Machioni, um exemplo de sucesso e criadora do site Lactose Não, adepta da dieta sem lactose e inspiração para quem quer iniciar essa mudança alimentar!

http://www.youtube.com/watch?v=HFjCLdMha7s&feature=youtu.be

Confira ainda mais detalhes da rotina da Flávia aqui na entrevista escrita:

ContarCalorias Brasil: Flávia, conte um pouco para nós da sua rotina diária. Quantas refeições você faz por dia?

Flávia Machioni: Eu faço as três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar, mas também como nos intervalos entre elas, a cada 3 horas.

CCBR: Você poderia nos dar um exemplo de cardápio de um dia seu?

FM: No café da manhã eu como uma fruta (mamão, morango, ameixa), aí intercalo tapioca com ovo mexido ou peito de peru ou manteiga de amendoim, panqueca proteica – que tem a receita no meu blog – ou granola com leite de amêndoas. Não costumo tomar café, eu prefiro um chá ou suco natural – os dois sem açúcar! No lanche da manhã eu costumo comer uma fruta e castanhas, ou uma fatia de pão sem glúten com manteiga de amendoim. Meu almoço agora que está chegando o verão tem sido salada com castanhas, ovo cozido, atum/salmão/frango, semente de linhaça e alguma fruta seca. De tarde eu como banana com amaranto, duas fatias de pão sem glúten com peito de peru e alguma fruta. Logo em seguida eu vou treinar. Meu jantar normalmente é salada e proteína ou omelete de legumes. Quando fico acordada até mais tarde ainda como uma fruta com chia, quinoa ou amaranto.

 

CCBR: Qual foi a sua maior dificuldade em se adaptar à essa dieta sem lactose?

FM: O início foi o mais complicado, até mudar os hábitos e ir se acostumando com o que pode e o que não pode ingerir. Sempre gostei muito de comer tudo que tinha leite, queijo e doce de leite. Era difícil resistir, mesmo sabendo que ia passar mal em seguida. Mas quando fui vendo que não ingerir os lácteos me fazia me sentir mais disposta, acabei tomando gosto pela nova vida. Também fui aprendendo a me alimentar melhor e de forma mais saudável, acabei perdendo peso, ganhando mais energia. Vale muito a pena!

CCBR: Qual a sua receita favorita que não leva leite e derivados?

FM: Eu adoro a torta de castanha com ganache de chocolate funcional que eu faço!

CCBR: Você pratica algum esporte, faz exercícios?

FM: Sim, pratico. Eu faço musculação 5 vezes por semana, corro pelo menos 3 vezes por semana e também faço yoga.

CCBR: Como têm sido a sua experiência nas mídias sociais desde que criou o blog?

FM: Muito legal! Tem muita gente passando pelo mesmo que eu e recebo muitas mensagens com histórias, dicas e sugestões. É engraçado pois, a maioria vem e me agradece por dividir as receitas e dicas, mas eu já conheci tanta gente através do blog e já aprendi tanto que sou eu quem tenho que agradecer!!

CCBR: Compartilhe conosco um depoimento ou história de seguidores que lhe emocionou.

FM: Ah tem várias! Posso citar os comentários muito queridos que recebi quando fiz o post contando sobre a mudança na minha vida profissional, que me dedicaria mais ao blog e aos alimentos funcionais para quem tem restrições alimentares. Foi muito emocionante ver a reação e a torcida dos leitores do blog.

 

3 thoughts on “Lactose não! Você também é adepta à essa dieta?”

  1. That is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere.
    Brief but very accurate info… Thanks for sharing this one.
    A must read article!

  2. Hey there are using WordPress for your blog platform? I’m
    new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you
    need any html coding expertise to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

Leave a Reply

Your email address will not be published.