Dietary Guidelines News Guide

Novo Guia de Recomendações Alimentares

Coma mais vegetais, coma menos carne vermelha e produtos processados, e então não será necessário se preocupar tanto com o colesterol da dieta. Estas são apenas algumas das recomendações do Comitê Assessor responsável por elaborar o Guia de Recomendações Alimentares de 2015, um grupo formado por 14 especialistas reconhecidos nacionalmente nas áreas de nutrição, medicina e saúde pública. Este relatório é destinado a informar o governo federal sobre as evidências científicas atuais referentes à dieta, nutrição e saúde. O Comitê também recomenda, pela primeira vez, restringir o sódio, reduzir e quantificar a adição de açúcares. E aqui, nós disponibilizamos um resumo deste Guia para você. 😉

1. Limitar a adição de açúcares

Os açúcares adicionados contribuem pouco mais além de calorias extras para nossas dietas; e por isso é recomendado limitar sua ingestão a apenas 10% do total de calorias. Por exemplo, para alguém que está ingerindo uma dieta de 1.500 calorias, este terá direito a cerca de 38g de açúcar adicionado, ou 1 lata de coca-cola por dia. Infelizmente, açúcares adicionados se infiltram em nossa cadeia alimentar e agora são encontrados em tudo, desde pães embalados até molhos para saladas – você geralmente tenta evitar doces e refrigerantes, e é provável que você consuma mais açúcares adicionados do que você pensa. Esta recomendação coincide com um esforço ainda maior para ajudar os consumidores a quantificar os açúcares em sua dieta, algo que ainda é quase impossível fazer. Porém você pode simplesmente olhar o rótulo de Informações Nutricionais dos produtos que consome.

2. Pode Comer Ovos!

No Guia de Recomendações Alimentares de 2010, chegou-se a recomendar que a ingestão diária de colesterol fosse limitada a 300mg, trazendo a ideia de que se consumirmos menos colesterol na dieta, os níveis de colesterol sanguíneo iriam reduzir. Ultimamente, as pesquisas médicas realizadas para apoiar esta recomendação têm sido fracas, na melhor das hipóteses. Como resultado, decidiu-se que iriam abrir mão de uma recomendação para limitar a ingestão diária de colesterol. Uma vez que foi demonstrado que o colesterol não é mais “um nutriente que devemos nos preocupar caso haja consumo excessivo.” Esta é uma boa notícia para os amantes de ovos que agora podem voltar a desfrutar de um ovo ou dois no café da manhã, sem medo de aumentar seus níveis de colesterol.

3. Café também pode, mas com algumas condições.

Pela primeira vez, o Comitê do Guia de Recomendações Alimentares reforçou as pesquisas sobre a ingestão de cafeína. Evidências sugerem que, para os adultos, a ingestão de até 400mg por dia (cerca de 3 a 5 xícaras de café ou 180ml de café expresso) pode ser parte de uma dieta saudável, desde que você não carregue seu cafezinho com calorias extras: exagerar na adição de açúcar, leite, chantilly ou creme.
Porém, os relatórios destacaram algumas preocupações em relação às bebidas com teor elevado de cafeína ou bebidas energéticas, que têm sido associadas a “resultados adversos, tais como toxicidade à cafeína e riscos cardiovasculares” – especialmente quando estas bebidas são combinadas com bebidas alcoólicas. Além disso, os relatórios aconselham que mulheres grávidas, devam limitar a ingestão de cafeína a menos de 200mg por dia, ou seja, cerca de duas xícaras de café.

4. Aumentando mais ainda a restrição de sal

Em 2010, o Guia de Recomendações Alimentares apontou que as pessoas em situação de risco para doenças cardiovasculares, que inclui todos os adultos com mais de 50 anos de idade, africanos, e qualquer pessoa que tenha a pressão arterial elevada, diabetes ou doenças renais crônicas, deveriam limitar a ingestão de sódio para 1.500mg por dia. Essa é uma restrição séria de sódio para uma boa parte das pessoas. Desta vez, o comitê apresentou uma abordagem um pouco menos agressiva em relação ao sódio seguindo um relatório de 2013 do Instituto de Medicina, que mostrou através de suas pesquisas que a recomendação da ingestão diária de sódio deveria ser menor do que 2.300mg. E por isso, o comitê decidiu seguir esta recomendação diária de 2.300mg de sódio para todas as pessoas, incluindo todas as pessoas “em risco” para a doenças cardíacas. Porém se isso é inatingível, o comitê ainda sugere uma segunda recomendação: Reduzir a ingestão diária para 1.000mg, já que os americanos consomem, em média, mais de 3.400mg de sódio por dia.

5. Coma mais vegetais, menos carne vermelha

Recomendações para manter uma dieta à base de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes, legumes e sementes não é novidade, mas pela primeira vez na história, o comitê está considerando em suas recomendações não apenas a condição de saúde humana, mas também a saúde do nosso meio ambiente. De acordo com os relatórios, uma dieta à base de vegetais “é mais saudável e está associada a um impacto ambiental menor.” No geral, o comitê recomenda comer mais vegetais e menos carnes vermelhas e/ou processadas, pois estas possuem níveis elevados de gordura e sódio.

Apesar destas mudanças, os relatórios ainda mantêm muitas das recomendações anteriores do Guia de Recomendações Alimentares de 2010, incluindo o consumo elevado de frutas, legumes e verduras e cereais integrais, e menos gorduras saturadas, sal e açúcar.

Agora é preciso determinar de que forma essas recomendações do Guia de Recomendações Alimentares de 2015 deverão ser incorporadas.

14 thoughts on “Novo Guia de Recomendações Alimentares”

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I get in fact
    enjoyed account your blog posts. Any way I
    will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

  2. Ꭲһᥱ things that will require a little extra effort when building a larger shed іnvolve bᥙilding tɦe foundɑtiоn, floor, roof, and the ρossibijlity off acquiring a ƅuilding permit.
    Therefore, finding homе improvеment ϲatalogs thаt are worthwhile is oftеn something
    that ʏou want to think about berore you begin to do yourr projects.
    These cаtalogues are thе most convenient way to ѕeaгch for special offers.

  3. I do believe all the ideas you’ve introduced on your post.

    They’re really convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are very brief for beginners.
    May just you please prolong them a little from subsequent time?
    Thanks for the post.

  4. A generator is very important when going for a camping trip as it offers lighting
    in camps. Have you read Marcia’s and my new
    book, Putting God Into Einstein’s Equations: Energy of the Soul.

    8 ft) Desert Challenger – billed as the largest AWD motorhome in the
    world ‘ is outfitted with two lateral slides and is complemented by a stunning Arabian themed interior.

  5. Howdy I am so thrilled I found your website, I really found you by mistake,
    while I was searching on Yahoo for something else, Nonetheless I am
    here now and would just like to say thanks for a incredible post and a
    all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the minute but I have book-marked it and
    also added your RSS feeds, so when I have time
    I will be back to read a lot more, Please do keep up the
    great work.

  6. For instance, if you have a herpes aching on your lip and you kiss
    your infant’s skin, you can pass the virus to
    her.

  7. I’m gone to tell my little brother, that he should also pay
    a quick visit this website on regular basis to take updated from most up-to-date reports.

  8. Fitting attire can boost their sense of worth, and there is no denying the fact that in the ways of the world, life appears
    to be more pleasing to people who feel good about themselves
    and face the world confidently. Com forgot to mention was how to wear those one-of-a kind conversational bags.
    The budget for buying bags depends from woman to woman.

Leave a Reply

Your email address will not be published.