150224 Blog

Qual é o Melhor Momento do Dia para a Prática de Exercícios

Essa é uma das perguntas mais comum que recebemos de nossos usuários: Qual é a melhor hora do dia para praticar exercícios, se o objetivo é perder peso?

Você pode programar seu despertador antes de realizar seu café da manhã. Existem evidências de que quem se exercita com o estômago completamente vazio – ou, como os cientistas chamam “em jejum” – leva o corpo a queimar mais gordura e, potencialmente, evitar o ganho de peso, em comparação com a realização de exercícios em outros momentos do dia.

Em um estudo pioneiro realizado em 2010, pesquisadores da Bélgica convenceram alguns jovens, homens saudáveis ​​a consumir por seis semanas uma dieta composta de 30% mais calórica e com 50% mais de gordura do que estavam habituados a comer. Alguns dos voluntários permaneceram sedentários, durante o processo. Outros começaram uma rotina de prática de exercícios nas primeiras horas da manhã, depois de terem feito o café da manhã. O terceiro grupo seguiu o mesmo regime de treino, mas antes de terem ingerido algum alimento.

No final das seis semanas, o grupo sedentário previsivelmente havia aumentado o peso e se encontravam em condições de vida pouco saudável, tendo um ganho de peso de cerca de 6kg cada. Eles também tinham desenvolvido resistência à insulina e em seus músculos foram encontradas células de gordura. Os homens que se exercitaram após o café da manhã também tinham ganhado peso, cerca de 3kg cada, e desenvolveram problemas com a insulina. Mas os homens que tinham se exercitado assim que acordaram, antes de comer qualquer coisa, não tinham ganhado quase nenhum peso e mantiveram os níveis de insulina saudáveis. Além disso, foi observado que a queima de gordura aumentou ao longo do dia, em comparação aos demais.

Naturalmente, a prática de exercícios no primeiro período da manhã impediu o ganho de peso, o que não é a mesma coisa que induzir a perda de peso. Mas os resultados são encorajadores para aqueles que esperam perder alguns quilos, disse Peter Hespel, professor do Centro de Pesquisas em Exercício e Saúde da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica e autor do estudo.

A estratégia ideal para evitar o aumento do peso corporal é, obviamente, a combinação de uma dieta saudável e equilibrada com um estilo de vida fisicamente ativo. Mas se você está trapaceando a parte da dieta saudável e equilibrada, foi demonstrado que a prática de exercício no início da manhã, em jejum, para algumas pessoas é mais eficiente para perder peso, que a mesma quantidade de exercício após ter se alimentado.

Referência

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20837645

Leave a Reply

Your email address will not be published.