queijo

A verdade sobre o queijo

Queijos têm má reputação. Provavelmente por serem tão deliciosos, subentendemos que eles não podem realmente ser bom para a saúde, certo?

Sempre que alguém se diz amante de queijos, nós pensamos que este vício irá direto para sua barriga, contudo não é necessariamente o que, de fato, acontece. O queijo pode sim fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. “Eu sou fã de queijo”, diz Keri Gans, autora do livro  A Dieta da Pequena Mudança . “Olhando para a dieta como um todo, há certamente espaço para uma ou duas porções de queijo por dia”, completa. Se você gosta de mussarela, feta, queijo de cabra ou cheddar, você não precisa abdicar das variedades de que mais gosta em favor de um queijo com menos calorias. Keri, por exemplo, come todos os tipos com moderação. Abaixo, estão algumas dicas para comer queijo sem ganhar peso.

Escolha o queijo como lanche

A melhor maneira de incorporar o queijo em uma dieta saudável é coloca-lo entre as refeições. Isso resulta em um lanche perfeito, juntamente com um pedaço de fruta.  É uma grande fonte de cálcio e proteína, além de ser de fácil de levar para qualquer lugar. Faça um estoque de opções  e já deixe cortado em pedaços, combine eles com frutas, bolachas integrais ou uma pequena porção de clara de ovos e tomate fatiado.

Monitore a ingestão de gordura saturada

A maioria das pessoas que se preocupam com sua saúde estão conscientes também quanto ao consumo de calorias, mas quando se trata de uma porção de queijo o mais importante é verificar a fonte dessas calorias. A preocupação maior deve ser quanto a ingestão de gordura saturada. De acordo com a Associação Americana do Coração, apenas 5 a 6% das calorias consumidas diariamente podem vir de gordura saturada, cerca de 12 ou 13 gramas por dia.  Isso significa que se você já estiver recebendo uma grande quantidade deste tipo de gordura de outra fonte, você poderá ter que limitar o seu consumo de queijo.

Menos é mais

Por ser o queijo tão saboroso, é recomendável pensar em estratégias que o impedirão de comer demais. Escolha queijos pré-partidos, corte uma fatia, ou meça o pedaço com uma colher de sopa antes de comer. Controle o consumo. Duas colheres de sopa de queijo feta em uma salada é o suficiente. E uma colher de sopa de queijo parmesão em um prato de massa é tudo que você precisa. Se você simplesmente polvilhar ou despejar o queijo sem verificar previamente a quantidade, é provável que você coma em uma quantidade maior e deixe de apreciar o seu sabor.

Faça escolhas

Assim como o controle da quantidade, é importante também observar que você não pode colocar queijo em absolutamente tudo. Aqui é onde as pessoas geralmente encontram problemas,  e porque o queijo não tem uma boa reputação a primeira vista. “Se você quer colocar queijo em cima do hamburguer, então você não poderá coloca-lo na omelete do mesmo dia. Em caso de dúvida, certifique-se que você não exagerou no seu prato ou adicionou queijo para mais de um lanche por dia.

Se você manter o controle e seguir essas dicas, conseguirá incluir os queijos na sua alimentação e manter sua dieta!

3 thoughts on “A verdade sobre o queijo”

Leave a Reply

Your email address will not be published.