Cha verde

Verdades e mitos do chá verde

Cha verde

Chá verde emagrece? Fazer infusão em casa ou comprar chá verde de caixinha (industrializado) tem o mesmo efeito? Tomar chá verde demais, tem problema? Essas são apenas algumas perguntas que podem vir à tona quando falamos a respeito de chá verde. Aprenda agora um pouco mais a respeito dessa bebida para poder aproveitar os seus benefícios da melhor maneira!

Chá verde emagrece?

Uma das propriedades do chá verde é que ele é um alimento termogênico, o que facilita na queima calórica por elevar a temperatura do corpo. É necessário que você tome ao menos 1 xícara ao dia para obter tais efeitos, não importa se a bebida é quente ou fria, o importante é incluí-la na sua alimentação! Substituir outras bebidas açucaradas e mais calóricas como o refrigerante, por chá verde pode auxiliar também na perda de peso já que o chá não está carregado de calorias. Experimente preparar uma jarra de chá na noite anterior e consumir durante o dia no lugar de sucos e outras bebidas. Além de refrescante ele também é um diurético natural, auxiliando mais uma vez a perda de peso.

Existe diferença entre o chá caseiro e o industrializado? 

Como qualquer outro alimento que passa pelo processo de industrialização o chá pode perder muito do seu poder benéfico durante o processo de industrialização. Busque por marcas conceituadas que preservam as folhas de chá de forma mais natural possível e sempre olhe a data de validade antes do consumo. Se possível, prepare a infusão com folhas frescas e sem ferver a água para manter as propriedades voláteis do chá, abafando o líquido e deixando descansar por alguns minutos antes do consumo. Estudos comprovam que a ingestão de líquidos mornos ou quentes antes das refeições leva as pessoas a consumirem menos calorias…que tal iniciar esse hábito? 😉

Tomar chá verde demais, tem problema?

O chá verde, como o café contém cafeína, porém em menores quantidades. Por isso pode causar palpitação ou ansiedade em pessoas com sensibilidade à este ingrediente. Uma xícara de chá verde contém cerca de metade da quantia de cafeína presente em uma xícara de café, para um indivíduo que não apresenta sensibilidade à cafeína, tomar até 3 xícaras de chá verde por dia pode trazer muitos benefícios sem apresentar nenhum risco à saúde.

Benefícios do chá verde

O chá verde quando consumido regularmente pode trazer muitos benefícios além de auxiliar na perda de peso. Estudos científicos comprovam que suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o desgaste natural das células do corpo, agindo contra radicais livres presentes em poluição e produtos químicos. Outros benefícios incluem a prevenção de alguns tipos de câncer e uma menor incidência de doença de Parkinson quando comparado à pessoas que não consomem o chá. É importante saber também que, como muitas outras ervas, o chá verde pode interferir com a absorção de alguns medicamentos como certos antibióticos ou anticoncepcionais. Consulte com o seu médico antes de iniciar qualquer plano de alimentação na sua rotina!

3 thoughts on “Verdades e mitos do chá verde”

Leave a Reply

Your email address will not be published.