Blog

Vitaminas e Nutrientes: Vantagens / Desvantagens das Conservas Vegetais

Muitos clientes de supermercados se concentram na seção de produtos frescos em vez do corredor de conservas vegetais ou enlatados, pensando que eles estão fazendo, nutricionalmente, a melhor escolha. Mas produtos enlatados ou congelados também pode ser uma escolha adequada. Neste post de hoje vamos analisar os prós e contras de comprar vegetais enlatados em comparação com produtos frescos ou congelados.

Pros

A maior vantagem de escolher produtos enlatados em oposição aos fresco é financeira. Análises de custos têm mostrado que os vegetais enlatados podem ser menos do que um quinto do preço de opções frescas, e metade do custo dos congelados. Isso é especialmente útil quando for comprar produtos que estejam fora do seu período de crescimento local, como o milho (cuja época é no verão) durante o inverno. Mesmo que alguns produtos frescos possam ser adquiridos fora de temporada, são tipicamente mais caros. Optar por alimentos enlatados pode, portanto, reduzir as despesas de supermercado, especialmente durante o inverno, quando estão disponíveis menos opções frescas.

Em adição ao custo, vegetais enlatados são capazes de ser armazenadas à temperatura ambiente e tem uma vida útil muito mais longa do que as versões frescas. Desta forma, a compra de vegetais enlatados pode ajudá-lo a planejar as refeições com antecedência.

Enquanto que as frutas e os vegetais frescos geralmente contêm a maioria dos nutrientes, é importante lembrar que eles são transportados muitas vezes por longas distâncias e, em seguida, ficam nas prateleiras de supermercados até serem comprados. Esta diferença de tempo entre a colheita e o consumo significa que alguns nutrientes podem ser perdidos uma vez que são expostos à luz e ao ar. Vegetais enlatados são colhidos e processadas em pico de maturação, quando os níveis de nutrientes estão mais elevados. Porém não é bem conhecido, no entanto, os efeitos como realmente são. A Food and Drug Administration (FDA) informou que os nutrientes presentes nas frutas e nos vegetais em geral, não são perdidos durante o processo para enlatar ou congelar, e que as versões frescas, congeladas ou enlatadas do mesmo alimento têm perfis nutricionais relativamente equivalentes.

Contras

Uma das desvantagens de conservas de legumes é que alguns têm textura menos atraente após serem cozidos, ou possuem sabor diferente em comparação com outras opções. Alguns vegetais enlatados têm uma textura mais suave devido a permanecer em meio líquido de conservação.

Nutricionalmente, a desvantagem da compra de produtos em conserva é o sódio que, por muitas vezes, é adicionado como conservante. A alta ingestão de sódio na dieta pode levar a um aumento da pressão arterial, o que eleva o risco de doença cardíaca. Felizmente, muitas marcas oferecem opções que não tem sal adicionado. Basta procurar por produtos que contenham “sem adição de sal” no rótulo, ou dar uma olhadinha na lista de ingredientes para se certificar de que o sal não foi incluído.

Uma das controvérsias que cercam os vegetais enlatados são os recipientes que eles estão. Latas e garrafas de plástico são muitas vezes revestidas com bisfenol A, ou BPA, que tem a capacidade de parasitar no alimento. Em grandes doses, o BPA pode atuar como o hormônio estrogênio e pode estar ligado a um maior risco de alguns tipos de câncer. As pesquisas com seres humanos, até agora, não foram conclusivas, mas se você está tentando evitar essa substância química, escolha então os recipientes de vidro.

Outra desvantagem de vegetais enlatados é que eles podem perder algum valor nutricional ao longo do tempo, particularmente os nutrientes solúveis em água, como as vitaminas B e C, que ficam perdidas na água das conservas.

No geral, frutas e legumes têm papel importante em uma dieta saudável, já que eles fornecem inúmeras vitaminas e minerais. Conservas de legumes são uma maneira conveniente e barata para estimular a ingestão destes alimentos benéficos. Adicionando mais vegetais à sua dieta é vantajoso, não importa a forma. Se você prefere comprar vegetais enlatados, que são mais baratos, e aumentar a sua ingestão, a escolha é positiva.

One thought on “Vitaminas e Nutrientes: Vantagens / Desvantagens das Conservas Vegetais”

Leave a Reply

Your email address will not be published.